8 de novembro de 2010

Você sabe o que é Furoshiki?

Postado por Célia Araújo às segunda-feira, novembro 08, 2010
No último dia 3 de novembro tive a oportunidade de participar de um evento no Consulado do Japão do Rio de Janeiro, no qual ocorreu o meu primeiro contato com essa arte tradicional japonesa, que vem retomando o espaço que havia perdido para a modernidade.
O nosso mundo contemporâneo às vezes passa batido por tradições que nunca deveriam ter sido colocadas de lado.
O Furoshiki é uma arte de dar nós em pedaços de tecidos dos mais variados tamanhos com o propósito de "embrulhar" um presente a ser dado para alguém especial ou em uma data especial.
Como esses tecidos possuem um significado, dependendo de sua estampa, aquele famoso papel de presente, que imediatamente é rasgado, passa a ter um sentido e utilidade, isso sem falar no ecologicamente correto.

Furoshiki é tudo de bom! E lindo!

Yasuko Matsumoto * Eu * Etsuko Yamada

A pessoa por trás da tentativa de trazer para a contemporaneidade a arte do Furoshiki é a Professora Etsuko Yamada, nascida em Kyoto, onde tem uma loja, a “Musu-Bi”, que significa literalmente – Beleza do Nó – sendo também um centro de pesquisa sobre o Furoshiki.
Pela sua beleza e praticidade essa arte vem despertando a atenção da juventude japonesa, que vem adotando o seu uso, como sacolas, porta notebook entre outras utilidades.
Se você estiver em São Paulo vá conhecer um pouco mais sobre essa arte que está sendo apresentado no Escritório de Arte Joh Mabe – Av. Brigadeiro Antonio, 4225 – até o Dia 30/11/2010.

Lenço com estampa tradicinal japonesa
usado para a prática do Furoshiki


A usabilidade: Embrulhe Garrafas para presente!


ou

 carregue aqueles livros, com classe...



Se quiserem saber mais sobre essa linda arte

0 comentários:

 

SONHO DE SEDA Copyright © 2010 Template by Ipietoon Layout para Blog Custom by