6 de outubro de 2009

Tijanting + Craquelê + Estudos .... Que mistura é essa? *

Postado por Célia Araújo às terça-feira, outubro 06, 2009 0 comentários


Olá visitantes! Deixo aqui mais uma sugestão de look. A calça está com a técnica do tijanting e a blusa com a técnica do craquelê. Bendito seja o Powerpoint, que é uma ferramenta fantástica possibilitando brincar  de pegar  pedacinhos dos tecidos já pintados e aplicá-los nos croquis, e assim que vou me distanciando, aos poucos, desse adorado  blog, porque ele virou a minha cachaça mas, estou iniciando uma fase periclitante na qual TENHO que me dedicar seriamente aos estudos.  As postagens ficarão um tantinho escassas, sniff.... , entretanto,  em meados de dezembro voltarei mais atuante e com novidades, sempre com sugestões a partir das técnicas de pintura em tecidos, principalmente em seda. Aproveitem e vejam os videos de Shibori, técnica milenar japonesa que está me seduzindo. Vislumbro vários laboratórios para testar as infinitas possibilidades, depois dos estudos é claro.  Dezembro, me aguarde!

3 de outubro de 2009

Olha outro look aí!*

Postado por Célia Araújo às sábado, outubro 03, 2009 0 comentários

Eis mais uma das minhas idéias para um look.
Espero que tenham gostado. 
Bom fim de semana para todos.

Seda pintada em motivo aleatório*

Postado por Célia Araújo às sábado, outubro 03, 2009 0 comentários

Aproveito para postar mais uma sugestão de como compor os tecidos pintados com outros lisos e criar um look para o verão que se aproxima.

29 de setembro de 2009

Seda com espessante*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 29, 2009 0 comentários

Olá! Aí vai mais uma bonequinha com a sugestão de blusa em seda com espessante. Uma técnica rápida e simples de executar com um resultado bem bonito. 

25 de setembro de 2009

Margaridas, Tulipas, Crisântemos, Rosas, Jasmins ....

Postado por Célia Araújo às sexta-feira, setembro 25, 2009 0 comentários

VIVA A PRIMAVERA!!!
MUITAS CORES E LUZ PARA TODOS.

22 de setembro de 2009

Outra sugestão de colar feltrado*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 22, 2009 0 comentários

Como as possibilidades são muitas, esse colar é mais volumoso e colorido. Uma outra opção que pode variar ao infinito. Solte-se!

Lã Merino Feltrada*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 22, 2009 1 comentários

Apresento as diversas cores da lã merino. Lindas! São com suas mechas, água quente e sabonete de oliva, que a técnica da feltragem ganha vida e produz tudo que se quiser fazer. Aqui mostro o resultado desse processo simples e rápido. Rolinhos feltrados em fio de aço com pequenas contas que resultam em um colar para realçar o seu look.

Feltragem - Mil possibilidades*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 22, 2009 1 comentários

Filzen, Felting ou Feltragem - É o must! Incrível como tufos de lã merino podem se transformar em bolsas de todos os tamanhos e para todos os gostos, além de carteiras, flores, echarpes, coletes, chapéus, boinas, pantufas, colares e tudo o que a sua imaginação permitir. É um técnica fantástica e fascinante e essa febre já contagiou o Brasil. Inicialmente foi na Europa e Estados Unidos e agora chegou aqui na nossa terrinha, graças à Deus! Todas as peças acima foram feitas com essa técnica que  mistura água quente, sabão de oliva, fricção e criatividade. Solte a imaginação e faça parte dessa maravilha que é a FELTRAGEM!


Segundo capítulo - Guarda-sol*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 22, 2009 0 comentários

Continuando no tema do guarda-sol, essa echarpe em seda Pongê 5 proporcionou grandes emoções... após finalizar a pintura apliquei guta preta para realçar o contorno dos guardas-sol. Você deve estar se perguntando: Que emoção há nisso? A emoção está no fato de que a guta soltou toda após a vaporização! Como não era uma encomenda, não enfartei... só percebi que a guta estava vencida depois... Agora vou ficar esperta para não passar por esse sufoco. Ainda bem que tinha outro no estoque... Cuidado com os prazos de validade! Sempre há uma primeira vez!

21 de setembro de 2009

Trajetória*

Postado por Célia Araújo às segunda-feira, setembro 21, 2009 0 comentários

Remexendo nos meus arquivos e pastas achei essas fotos que registram algumas passagens desse caminho pela seda. Boas lembranças, amizadas conquistadas e reconhecimento do trabalho feito. Até as próximas feiras e exposições!

Bolas, bolinhas e bolões sobre o cetim de seda*

Postado por Célia Araújo às segunda-feira, setembro 21, 2009 1 comentários


Há pessoas que não curtem muito a pintura sobre o cetim de seda por não apreciarem o seu brilho que é mais intenso do que o da seda pura. Euzinha, particularmente, aprecio esse efeito. Costumo usá-lo para confeccionar  babydolls, que nesse tecido ficam muito charmosos. Combinando fitas de cetim e rendas ficam ainda mais bonitos, entretanto, o tecido pintado acima cairia muito bem na confecção de uma blusa. Então... utilizei como base essa bonequinha, que foi retirada de um livro de croquis  para uma apresentação de um Planejamento de Coleção, na época da faculdade, e dei um visual diferente. Criei uma blusa bem básica com a estampa no tecido pintado. Bem legal para se ter uma idéia de como ficaria confeccionada nesta seda com bolas espatuladas. Espero que tenham gostado. 

19 de setembro de 2009

Motivos Étnicos e Mitogramas*

Postado por Célia Araújo às sábado, setembro 19, 2009 1 comentários

Os motivos étnicos sempre me chamaram a atenção. Recentemente adquiri dois livros muito legais. O primeiro é um catálogo de  desenhos dos mais variados como, desenhos Indianos, Egípcios, Celtas, Vitorianos Chineses, etc, o segundo é um livro de Mitogramas que são representações de animais, originados de tradições  mitológicas indígenas encontradas em toda a Américas, eles falam da relação do homem com a natureza e serviam como símbolos para recordar histórias míticas familiares,criadas para obter a união do grupo. O lenço em Pongê 5 é um exemplo de como podemos nos inspirar com esses temas e criar algo diferente e com originalidade. É uma prato cheio de possibilidades para a criação de coleções.

18 de setembro de 2009

Um pedacinho de mim*

Postado por Célia Araújo às sexta-feira, setembro 18, 2009 0 comentários




Quando decidi criar esse  espaço foi, primeiramente, pensando em compartilhar meu trabalho, trocar idéias e experiências sobre esse grande mundo da pintura em seda. Depois... acompanhando outros blogs percebi que as pessoas mostram um pouco a sua intimidade. Entramos em suas vidas porque nos é permitido. Essa forma de interação através da tela do computador acaba sendo natural. Então, posto aqui uma colagem do meu super companheiro. Smoky é um British Short Hair - Blue. Muuiiito fofo, meigo, brincalhão e um chicletinho!  

Guarda-sóis. Muitos guardas-sóis!

Postado por Célia Araújo às sexta-feira, setembro 18, 2009 0 comentários



Há muitos, muitos, anos e bota ano nisso, lá estava euzinha em Búzios. Lugar que frenquento desde os meus 18 anos de idade. Passeando pela, hoje, famosérrima Rua das Pedras, conheci o trabalho da pintora Abgil Vasthi Schlemm, nascida no Rio de Janeiro, cujo trabalho chamou minha atenção, pelas cores alegres que contrastavam com a suavidade do seu desenho. Revirando meus guardados achei o catálogo desse exposição de 1993! Comecei a inspirar-me nos guarda-sóis de Abgail e procurei passar para o tecido.  Inicialmente pensei em cangas, depois imaginei um vestido barrado repleto de guarda-sóis... bem, esse processo está ainda em fase laboratorial, ainda há muitas possibilidades, então é uma questão de tempo para chegar no ponto certo. Vamos aguardar...

15 de setembro de 2009

Libélulas, libélulas e mais libélulas*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 15, 2009 2 comentários
Adoro libélulas! Esses bichinhos faceiros amantes dos lagos e rios estão sempre de bem com a vida, voando de um lado para o outro. Ah.. a natureza é maravilhosa.  Então vamos trazê-la para dentro de casa.

No jardim...

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 15, 2009 0 comentários
Trabalhar em Abobe é muuiiito legal, melhor ainda quando se sabe, mas eu chego lá! Essa ferramenta é supimpa. Aí estão três modelos para almofadas com a cara do seu jardim. Não tem jardim? Sem problemas... elas ficam lindas num sofá ou poltrona, até mesmo na cabeceira da cama.  Segue a sugestão!

14 de setembro de 2009

Gatos, gatinhos e gatões*

Postado por Célia Araújo às segunda-feira, setembro 14, 2009 1 comentários

Esses vestidos fizeram parte de uma coleção Verão/2007. Por ser apaixonada por felinos, o tema principal foi Gato. Surgiram gatos azuis, estampados e outros bem divertidos. Divertido mesmo é criar e pintar, pintar, pintar...

Acreditar é preciso*

Postado por Célia Araújo às segunda-feira, setembro 14, 2009 0 comentários
Reconhecimento é sempre bom! Quando esse parte de um professor, mais gratificante ele é. E foi assim que surgiu a oportunidade de fazer um belo trabalho para a coleção de inverno -2008 para o desfile no Rio Fashion Week.
Obrigada Beto, Fabiana, Rebeca e Daniela por terem confiado no meu trabalho.

11 de setembro de 2009

Tinta e cera*

Postado por Célia Araújo às sexta-feira, setembro 11, 2009 0 comentários


Craquele é uma técnica fantástica que produz belíssimas peças. A combinação de diferentes cores de tinta aplicada sobre a cera "quebrada",  resulta na textura vista  no centro desse lenço de 70x70.  Aproveitando as infinitas possibilidades que a cera proporciona, dei uma "penteada" com a cera por toda a borda do lenço criando uma bela moldura para as cores. Um charme!

Inspiração*

Postado por Célia Araújo às sexta-feira, setembro 11, 2009 0 comentários


Buscando ser uma boa orientadora, sempre indico uma referência, seja em livros ou qualquer outra fonte de pesquisa, ou até mesmo através de algumas pelas feitas anteriomente e que fazem parte do meu acervo. Essa da foto foi feita em seda Pongê 5 e serviu como inspiração para uma das minhas alunas. Gostaria de que esse trabalho também pudesse inspirar aos que  amam a pintura, pois, o contato com as cores e formas fazem um bem danado para os que adoram ter um pincel nas mãos... Acertei? ;)

Saudades daquele tempo...

Postado por Célia Araújo às sexta-feira, setembro 11, 2009 0 comentários

Esse negócio de blog é uma cachaça! Há sempre alguma coisa para se dizer, fazer, lembrar, avisar, sugerir, enfim, já é sexta-feira e eu ainda estou aqui pensando nas mil coisas que gostaria de mostrar e dizer. Ah!, e sendo mordida pelos mosquitos! Quem mora no Recreio me entende...  Então, como boa canceriana, voltar ao passado faz parte. Aí está a minha primeira seda como aluna. Shiiiiii.... faz tempo.... era tão bom... Eram só sorrisos e descobertas. Saudade do cheirinho de café, das conversas e de pessoas que foram importantes. Ah! Lembro dos erros também, mas quando estamos em processo de aprendizado, tudo pode né? Afinal... não são com os erros que aprendemos?

10 de setembro de 2009

Trabalho de Aluna**

Postado por Célia Araújo às quinta-feira, setembro 10, 2009 0 comentários



Este é um resultado que me alegra muito. Foi o segundo trabalho de uma aluna. Mesmo tendo pedido que eu desse um palpite e, propositadamente, não dei, porque precisava sentir qual era a noção para combinar cores que ela possuia. O resultado foi a escolha de belíssimos tons de verdes e azuis. Foi certeira! O trabalho não está concluído, mas fiquei tão contente que quis compartilhar.  Essa menina promete...

Um pouquinho da história da seda*

Postado por Célia Araújo às quinta-feira, setembro 10, 2009 0 comentários
Conta-se que ela foi descoberta por uma imperatriz chinesa, que tomava uma xícara de chá sob uma amoreira, quando um casulo do bicho-da-seda caiu no seu chá. Ela, ao tentar puxar a ponta de fio do casulo, fez com que fino fio de seda se desenrolasse, amolecido pela água quente do chá. Diz ainda a lenda que a imperatriz fez um fino manto de seda para o imperador.
A seda é muito conhecida por um brilho e toque únicos. Os seus filamentos são um dos mais finos que conhecemos na natureza e, além disso, é uma fibra bem resistente, absorve umidade e suor o que a torna bastante adequada aos climas quentes e “meia estação” como temos no Brasil, mas a qualidade mais importante da seda é exatamente a imagem de nobreza que ela traz consigo desde a época de sua descoberta.
O bicho-da-seda é a larva de uma espécie de mariposa (Bombyx mori) usada na produção de fios de seda. Este insecto é nativo do Norte da China mas encontra-se atualmente distribuído por todo o mundo em quintas de produção de seda, denominada sericicultura.

O bicho-da-seda quando nasce tem apenas cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias ele come sem parar, sofre quatro metamorfoses - ovos, lagartas, pupa e adulto - e tem seu peso original aumentado em 10.000 vezes. O bicho-da-seda é uma largata, a larva de uma borboleta, e come grandes quantidades de folhas até chegar a 5 cm de comprimento. Nesta época, procura um cantinho tranqüilo e começa a tecer seu casulo. O casulo branco-amarelado brilhante é feito de um único fio com muitos metros de comprimento. O bicho-de-seda fia a seda ao redor do seu corpo desenvolvendo movimentos geométricos em formato de oito, até que todo o seu líquido seja usado . Depois de 3 dias de fiação atingindo entre 700 e 1,200 mil metros de fio, o casulo está completo. A lagarta converte-se em pupa, e se for mantida viva, transforma-se em mariposa em aproximadamente 10 a 12 dias, e o ciclo de vida termina com o rompimento do casulo e quebra do longo fio de seda em muitos fios curtos.
Seus ovos, durante a incubação, devem ficar numa temperatura entre 20 a 23ºC. Algumas borboletas fêmeas chegam a incubar dezenas de milhares de ovos em 15 dias.


Para se ter uma idéia, a partir de 30 gramas de ovos, saem aproximadamente 40.000 bichos, que devoram em oito semanas, 350 quilos de folhas.

Bem, esse não tão breve relato sobre esse bichinho que produz o fio para a fabricação desse tecido maravilho, foi apenas para lembrar que tudo é dado pela natureza ao homem e ele nem sempre em sua infinita sabedoria sabe como aproveitar, mas graças as boas energias e sua certa dose de esperteza, a indústria vem sabendo como administrar a prática da fabricação da seda de forma correta e sustentável.

Portanto vamos usufruir dessa dádiva da natureza da melhor maneira possível, fazendo peças únicas para enfeitar o nosso corpinho e também a nossa casa. Vamos em frente!

Cangas para todos os gostos*

Postado por Célia Araújo às quinta-feira, setembro 10, 2009 0 comentários


As cangas cariocas podem assumir vários motivos, mas o colorido é fundamental, pois,  dá um tom alegre a essas peças tão usadas pelas cariocas mais despojadas e pelas turistas. Deixo aqui uma sugestão: peixes, conchas e caracóis misturados a desenhos geométricos podem ser uma proposta interessante. Aposte e boa praia! 

8 de setembro de 2009

Praia combina com... Pantalona!

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 08, 2009 0 comentários
Para aquelas que curtem praia ou piscina e  tem  um estilo mais arrumadinho, sem entretanto,  deixar as cores alegres de lado.  O verão  clama pelas cores e, nada mais prazeroso do que  sentar-se à beira mar ou piscina, para tomar uma água de coco vestindo uma pantalona fofa como essa...

Saia Envelope - Tudo de bom!

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 08, 2009 1 comentários
Essa é uma saia super prática, pois, serve para mulheres com manequins distintos. Pensei nas magrinhas, nas mais cheinhas e nas que como eu, ficam sujeitas ao emagrecer e engordar desses dias, que em fechar a boca nem sempre é uma boa opção! Afinal quem não gosta de um bom sorvete de manga com biscoito de chocolate? Eu adoro!!! Então, viva a saia envelope!

Mundo em Seda*

Postado por Célia Araújo às terça-feira, setembro 08, 2009 1 comentários
Jamais imaginaria que o stress pudesse trazer coisas boas... incrível, porém, verdadeiro. Bem, comigo foi assim. Após meu desligamento da empresa para a qual doei maravilhosos anos da minha vida, vi-me repentinamente sem chão. Imaginei que fazendo um trabalho manual, no qual eu pudesse expressar todo o meu sentimento eu conseguiria achar um caminho para retomar a vida e manter a minha sanidade. Descobri um mundo fantástico e sedutor através da pintura na seda. As cores, a tinta caminhando sobre o tecido e o resultado surpreendente que me conquistaram para sempre! Decidi seguir em frente. Formei-me em Design de Moda. Juntei a técnica da pintura com o conhecimento neste outro mundo encantador e voilá! Lá estava eu, esse ser mutante, cercada pela seda e meu busto de costura, criando peças para adornar o corpo feminino e como não poderia deixar de ser, trilhando aos poucos o caminho da decoração, que por sinal eu adoro. Como uma coisinha vai puxando pela outra... Zap! Montei um ateliê em casa. Depois de algum tempo achei que estava na hora de passar meu conhecimento. Porque não? É fantático poder transmitir algum conhecimento e sempre há alguém que irá aproveitá-lo de forma positiva.
 

SONHO DE SEDA Copyright © 2010 Template by Ipietoon Layout para Blog Custom by